terça-feira, 27 de julho de 2010

Adrian Belew Power Trio se apresenta na América do Sul

Muito tem se falado do Adrian Belew Power Trio e o pessoal do ProjeKction que já esteve nos seus shows destaca a energia e o prazer que eles tem no palco.

De tempos em tempos eu visito seu site assim como o de Tony Levin e o de Pat Mastelotto, entre outros. Leio sobre os projetos em que estão envolvidos e as tournées planejadas, esperando ver o Brasil entre os locais visitados. E foi ali que descobri que Adrian Belew estava vindo para a América do Sul!

Ô cara sortudo! alguns dirão, mas naquele momento a tournée do seu Power Trio estava restrita ao Chile, Argentina e Uruguai...

Então decidi escrever para o responsável pela sua tournée e perguntei se eles viriam ao Brasil. Alguns dias depois alguém me respondeu à la Fripp:
- Possivelmente sim, mas teríamos que mudar nossos voos.
- Possivelmente não conseguiremos o Visto em tempo.

Aí em pensei: se eles querem tocar aqui, o que é necessário para viabilizar isso? Foi então que procurei saber como tirar Visto para o Brasil nos Estados Unidos. Em paralelo falei com uma pessoa na produção de uma casa de shows pequena, como um clube de jazz, mas que se encaixaria muito bem com esse power trio e seu público.

Se por um lado a burocracia do visto parecia exigir um aval do nosso Ministério do Trabalho, a responsável pela agenda e produção dos shows me confirmou que o processo todo leva quase um mês! Na verdade a negociação deve começar dois meses antes para fechar a agenda de shows da casa...

Primeiro há a questão do contrato com o artista/empresário; a seguir esse contrato deve ser enviado ao Ministério do Trabalho para que o(s) artista(s) consiga(m) um visto de trabalho para o evento/show. E isso leva tempo!

O problema do Visto ocorre em função da reciprocidade: o governo americano exige visto do cidadão brasileiro; por sua vez o governo brasileiro exige visto do cidadão anericano...

Após digerir essa informação enviei um e-mail lacônico ao responsável pela turnée do Adrian Belew lamentando a falta de tempo para viabilizar seu show no Brasil e a impossibilidade de vë-los seja em Buenos Aires ou em Montevideo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário